Quem Somos

O SINDIGÊNEROS-RS representa a categoria econômica das empresas varejistas de gêneros alimentícios. Abrange esta categoria: hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns e mercearias, fruteiras, lojas de conveniência, lojas de rações para animais, comércio de bebidas, comércio de água mineral e de produtos coloniais, desde que seja venda no varejo.

ico-missao

Missão

Liderar a comunidade empresarial do varejo de gêneros alimentícios com significativa influencia no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

ico-visao

Visão

Ser reconhecido junto as empresas e sociedade pela contribuição para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

ico-valores

Valores

Ética Organização Honestidade Transparência integridade Zelo pela Categoria Responsabilidade Social

 

História

O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) foi fundado em 21 de julho de 1945, sob a denominação de Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios e de Carnes Frescas de Porto Alegre, oriundo da Associação Profissional do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre, fundada e registrada na Delegacia Regional do Trabalho em 23 de junho de 1941. Em 1961, passou à denominação de Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre.

No ano de 1987 teve sua representação estendida para os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Viamão, São Jerônimo e Charqueadas e, em janeiro de 1988, para os municípios de Osório, Gravataí, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. Dez anos mais tarde, passou a condição de sindicato estadual com abrangência de todos os municípios do Estado. Em 2001 ganhou sua denominação atual de Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS).

Na sua trajetória de 71 anos várias figuras de dirigentes merecem lembrança:

A partir dos anos 60, Demétrio Tenedini e seu filho Roberto Tedenidi atenderam as demandas jurídicas do sindicato. No período de 1945 a 1980 não houve constituição de presidente. Somente no ano de 1980 foi reformulado o estatuto constituindo presidente e diretoria. Dentre os presidentes que dirigiram o sindicato, estão, entre outros, Demétrio Tenedini, João Dalmás, João Batista Lemos e Dagoberto de Oliveira Machado.

Atualmente, o Sindigêneros-RS é presidido por João Francisco Micelli Vieira.

Nossa Atuação

O Sindigêneros-RS representa a categoria econômica das empresas varejista de gêneros alimentícios. Dentre outras denominações são representados: hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns e mercearias, fruteiras, lojas de conveniência, lojas de rações para animais, comércio de bebidas, comércio de água mineral e de produtos coloniais, desde que seja venda no varejo. O Sindigêneros-RS está presente em 340 municípios gaúchos.

É atribuição exclusiva do Sindigêneros-RS, de representar todos os integrantes da categoria nas discussões com as representações dos trabalhadores comerciários e diferenciados para firmar convenções coletivas de trabalho, nas quais são definidas as normas coletivas para os prestadores de serviço nas empresas do varejo de alimentos.

O Sindicato empreende atividades voltadas aos anseios e necessidades de seus representados e associados, liderando a comunidade empresarial do varejo de gêneros alimentícios com significativa influência no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Participa, ativamente, de forma propositiva e crítica, junto aos órgãos governamentais e políticos tratando de proposituras legislativas, nas esferas federal, estadual e municipal, contra os abusivos aumentos de impostos e coibindo aprovações de novas leis nocivas ao comércio.

O que faz o Sindigêneros-RS?

O Sindigêneros-RS está voltado para ações que venham beneficiar sua categoria, além de atuação forte nas negociações de acordos sindicais. Sua atuação junto aos órgãos governamentais e políticos tem sido uma constante na busca de melhores condições,principalmente aos pequenos mercados que lutam para sua sobrevivência. Participa ativamente contra os abusivos aumentos de impostos e nas votações  tentando coibir aprovações de novas leis nocivas ao comércio. Além disso, faz parcerias e convênios visando melhor atender as necessidades de seus associados.

Área de atuação

É um Sindicato com atuação estadual, com sede em Porto Alegre, abrangendo 340 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Convênios

convenios

Disponibilizamos de sala de reuniões e mini auditório para cursos e palestras, estando a inteira disposição dos associados.